Matintah em Vila do Conde – Semana Internacional de Museus
por Cláudia Müller

14 de junho, 2017

Em Maio estive em Portugal, a convite da Câmara Municipal de Vila de Conde e do Museu de Rendas de Bilros, para realizar uma série de oficinas ligadas ao Dia Internacional dos Museus 2017. O tema proposto pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) para este ano foi “Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível“.

Foi uma experiência incrível conhecer as pessoas, os territórios e as histórias com as quais estive em contato, durante mais de duas semanas. As cidades de Vila do Conde e do Porto são lindas e vibrantes, o Museu de Rendas de Bilros é administrado por pessoas muito competentes e gentis, as escolas por onde passei são encantadoras, com propostas educativas modernas e inspiradoras. Fica a saudade e, abaixo, um singelo registro em imagens da minha passagem por Portugal.

Deixo meus agradecimentos à Dra. Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde e à toda sua Equipe, à Ivone Teixeira, Ana Serrão, à Profa. Celeste Pinheiro, aos presentes nos workshops realizados no Museu, aos alunos e alunas da Escola 1º Ciclo Ensino Básico de Caxinas, à Manuela  Silva, Isabel Carneiro e Graça Ramos. Sou grata igualmente ao Amauri Alves por ter, desde o início, confiado na seriedade do trabalho da Matintah Pereira, nos auxiliando nas tratativas iniciais que culminaram neste convite.

+ Matintahs no Email